13 de setembro de 2010

Jogo da Velha Matemático - Antecessor e Sucessor

Olá =]]]


- Decidi postar esta atividade por ter a considerado tão simples mas com algo muito rico presente em seu objetivo.
Um simples jogo da velha. Jogo que todos os alunos costumam brincar nas escolas e nas faculdades, reelaborado para o ensino da Matemática.
Sendo um conteúdo para o Ensino Fundamental, esta atividade se encaixa perfeitamente com nossos novos alunos: Aqueles que procuram algo diferente e intríseco em suas vivências.




Jogo da Velha Matemático


- Material:
Tabuleiro;
Lápis ou caneta.

- Regras:
Joga-se em grupos de 2 pessoas;
Tira-se par ou ímpar para verificar quem inicia o jogo;
O jogador que começar deve escrever um número de 1 a 16 em qualquer um dos quadrados do tabuleiro e passar a vez;
Nos quadrados vizinhos ao preenchido não podem ser colocados nem o sucessor e nem o antecessor do número escolhido. Veja o exemplo:


Nos quadrinhos marcados com x não podem ser colocados os números 6 e 8. O número 7 não pode ser mais usado;
Vai-se assim até que um dos jogadores não consiga colocar mais nenhum número em nenhum dos espaços vagos, então quem colocou o último número, vence o jogo;
Se até o final ninguém ficar “travado”, deu velha e o jogo termina empatado.

Nota 1: Atividade simples são bastante interessantes. Não é preciso algo grandioso para dar certo.
Nota 2: Eu sempre venci a Welida no jogo da Velha.

Té mais o///

1 Comentários :

Renato Brodzinski disse...

Legal o jogo, regras simples e precisa pensar bastante pra jogar!

No jogo da velha tradicional, se os dois jogadores jogarem "certo", SEMPRE dá velha... Será que esse também é assim?

Postar um comentário