22 de julho de 2010

O Homem que Calculava

Olá =]]]

- Já conhecia este livro a um bom tempo, mas ainda não havia o lido completamente.
Mês passado ganhei um presente de minha namorada, quando abri o pacote, lá estava: O HOMEM QUE CALCULAVA.
Fiquei bastate feliz, é um livro extremamente interessante, não somente para quem gosta de Matemática (já que o livro não usa somente cálculos).
Costumo dizer que Malba Tahan é o Monteiro Lobato da Matemática. A forma como ele escreve é mágica, um universo criado no estilo Mil e Uma Noites.

Fiquei apaixonado por cada capítulo. As curiosidades abre muitas reflexões.
Será tudo possível?
Como que isso aconteceu?
AAAAAH

- Para quem não gosta muito de Matemática, pode se maravilhar com as histórias.
- Para quem gosta, podem desvender os "mistérios" por trás de cada história. Lembrando que no Apêndice do livro, contém todas as explicações dos capítulos.
- Também é possível utilizar esta literatura em sala de aula. Levando aos alunos a fazerem investigações desvendando os mistérios de cada passagem.

Baixem. E faço uma proposta:
Leiam apenas os dois primeiros capítulos. E parem, se possível!


Segue abaixo o Livro em PDF para download.


Isso me lembrou de um trabalho que realizei ano passado na faculdade, na comemoração ao dia da Matemática (06 de maio). 
O trabalho tinha como proposta apresentar matemáticos brasileiros, que como Malba Tahan, tanto contribuíram para o desenvolvendo da Matemática.

Segue os slides da Apresentação:



Nota 1: Esse post acaba com a teoria de que quem curte Matemática odeia ler!
Nota 2: Matemática é um tema muito rico. Vai desde simples cálculos a histórias maravilhosas criadas a partir de simples problemas.
Nota 3: Estou empolgado com o novo álbum do Avenged Sevenfold. Está muito BOM³!  
- Now Your Nightmare comes to life! 

té mais o///

8 Comentários :

Cuchila Blog disse...

hehe viva o 1+1 o 2+2 !

Elmo Freitas & Verisnalda Costa disse...

Foi até bom eu cair no seu blog. É que eu ia comprar esse livro o ano passado, e eu acabei esquecendo!!! rsrsrsrs
Obg por me lembrar!!! saushua

Daniel Silva disse...

primeiro blog que vejo sobre matemática. muito bom. boa sorte, cara.

abraço

Gustavo Andrade disse...

Curti seu blog ! O banner de título ficou fera !

@_guigomes disse...

Sempre tive curiosidade de ver o filme '-'

Análise F.C disse...

Gosto de matemática, e esse assunto é bem novo em blogs. legal.

http://analisefc.blogspot.com/

Suzy Carvalho disse...

me indicaram esse livro, e confesso que o titulo nao me agradou mto, pq bem, odeio esses numerozinhos malditos hauaha
mas agora com seu post, acho q vou mudar de ideia :D

Felipe Souza disse...

Parabens pelo blog!!!!

Estou cursando Administração e será de grande valia para mim!!!

Adoro Malba Tahan!!! Você poderia ir publicando pequenas histórias do livro!!!

Atenciosamente,

http://felipedesouza-psicologo.blogspot.com/

Postar um comentário