17 de agosto de 2010

Aritmética da Emília

Olá =]]]


- Hoje irei apresentar um livro bastante interessante e de um escritor brasileiro, bastante conhecido.

Aritmética da Emília é um livro infantil escrito por Monteiro Lobato e publicado em 1935.

Na história, Monteiro Lobato consegue transformar um conteúdo tão desagradável (para os alunos) como a Aritmética em uma linda brincadeira, onde o quadro-negro em que faziam contas era o couro do Quindim. (Não poderiam ficar de fora os personagens do Sítio do Picapau amarelo não é ?!)

No livro, as crianças aprendem sobre números decimais, frações, como transformar frações em números decimais, soma, subtração, multiplicação de números decimais, frações e números mistos e comuns. Aprendem também sobre o mínimo múltiplo comum, números romanos, quantidades, dinheiros antigos e de outros países, de onde vieram os números 1, 2, 3..., números complexos como raiz quadrada, entre outros.

É um livro indicado para crianças entre a 3ª e a 5ª série escolar.

Eu me deparei com este livro ainda na graduação realizando alguns trabalhos com ele. Eu fiz aulas e planos de aulas usando os capítulos do livro para trabalhar algum determinado conteúdo.


- Matemática também pode ser trabalhado com Literatura. Quem disse que Matemático não gosta de ler ?


Nota 1: Eu estava sem internet, por isso fiquei dois dias sem postar.

Té mais o///

7 Comentários :

Marcus Varela disse...

Eu li toda a coleção de Monteiro Lobato quando era menino. Minha imaginação ia longe com as fantasiosas histórias daqueles muitos personagens. Foi graças a esse grande escritor que desenvolvi o gosto pela leitura e agradeço até hoje a meus pais por me terem apresentado Monteiro Lobato. Abraço
http://www.marcusvarela.blogspot.com

Hysteria Project disse...

outra coleção muito boa sobre matematica para crianças é o Saber Horrível^^

Anônimo disse...

Esse livro é muito boom, pura matemática!

Unknown disse...

um gênio da nossa literatura....sempre com livros muito interessantes,,,

Anônimo disse...

Caramba, matemática até na Emília! =o Essa disciplina me persegui.

Anônimo disse...

Bem, eu tinha preparado um bom e longo comentário, mas a net travou, enfim... rs... lindo post, criativo como de costume e associando a literatura com a matemática da melhor forma possível... divulga mais o seu Blog pras crianças, amigo Blogueiro!

T. disse...

Que legal!
Não tinha ouvido falar desse livro ainda, mas pelo que vc falou eu gostei ;)

Postar um comentário