18 de agosto de 2010

Humor Matemático - Deus e Matemática II

"Não há nenhum ramo da Matemática, por mais abstrato que seja, que não possa vir a ser aplicado, mais cedo ou mais tarde, aos fenômenos do mundo real."
Lobachevsky


Olá =]]]


- Continuando a postar sobre Deus e Matemática.


Acredito que postando sobre a Matemática presente na Natureza, em formas de tiras, contribuirão também, e muito, para minha aprendizagem.
Iniciarei por algo bem simples, e que todos sabem o significado e o reconhecem quando o presenciam. A SIMETRIA.


Para muitas pessoas, as concepções de simetria estão ligadas a pensamentos sobre Arte e Natureza, dificilmente em pensamentos sobre Matemática. Nossas ideias de beleza estão relacionadas as princípios simétricos e simetrias são encontradas por todos os lugares do mundo.


Para encontrar simetria é simples. Um perfeito exemplo encontrada na natureza é o caso da borboleta, de tigres, e em algumas flores e folhas.

Simetria pode ser definida como "proporções perfeitas e harmoniosas" ou "uma estrutura que permite que um objeto seja dividido em partes de igual formato e tamanho", dividido pelo que chamamos de eixo de simetria. Nesse sentido, Simetria é um conceito geométrico que busca semelhanças entre figuras. Por isso a Matemática está intrínseca nesse conceito, que são naturais do pensamento humano.


As simetrias fundamentais são:
TRANSLAÇÃO: que acontece quando "andamos" com uma figura e ela permanece com a mesma aparência. Um exemplo é a letra e nesse caso: eeeeeeeee. Ela está transladando e sempre permanecerá com as mesmas características.
ROTAÇÃO: um outro tipo de simetria que ocorre quando "rodamos" uma figura, por exemplo: os símbolos → ← são simétricos por uma rotação de 180 graus, uma meia volta.
REFLEXÃO: ocorre quando uma determinada figura é refletida. Por exemplos, os símbolos \ / são espelhados.


Seguindo a tira de hoje.


# 11 - Deus e Matemática em: Borboletas.


Nota 1: Fica a questão: E o rosto humano, é simétrico ?!
Nota 2: Esses dias sem internet relembrei vários conceitos sobre Cálculo, esse ainda é meu ramo matemático preferido.
Nota 3: Star Wars é um filme muito legal.

Té mais o////

3 Comentários :

Wil disse...

Muito bom!
Parabéns pela postagem.

Anônimo disse...

Será que tudo pode servir à matemática, visto tão objetivamente?... A existência de Deus seria uns 50% possível e 50% não-possível? Não sei... gostei do texto. A tirinha me deixou meio confuso e acho que não a entendi muito bem, mas ficou tão explosivamente bela visualmente que compensa qualquer tentativa de compreensão lógica.... adorei!

F.

Anônimo disse...

Isso é tudo muito confuso, me perdi literalmente em seu blog! =/ mais o post está otimo!

Parabéns


Se puder, pode ler meu ultimo post?
Chama-se: “Aleatório”

http://assunto-jovem.blogspot.com/

pode ser? Depois nos fala o que achou. =)

Postar um comentário